A Filosofia de Tomás de Aquino na Suma Teológica
Metafísica, Antropologia, Epistemologia, Ética, Virtudes e Lei
Quem disse que fé e razão se opõem?
Tomás de Aquino é o principal filósofo da Cristandade, responsável por articular fé e razão, de modo incomparável.
Sua Suma Teológica é um dos livros mais completos e profundos da nossa tradição intelectual, cujo mérito consiste na síntese da filosofia de Aristóteles com a revelação cristã, desenvolvendo a teologia patrística de Agostinho.
A organização intelectual desta obra permite uma iniciação ao mesmo tempo didática e profunda de todas as questões centrais da Filosofia.
Você mergulhará na filosofia cristã, independentemente de qualquer conhecimento prévio.
Você aprenderá o contexto histórico, cultural e intelectual de Aquino, lendo e comentando questões selecionadas de sua obra-prima.
Descubra abaixo as aulas dos módulos que vai cursar.
Depois deste, aprenda com outros cursos do Dialético, como o de História da Igreja: Espiritualidade, Teologia e Cultura, conhecendo a tradição cristã em que Aquino está inserido. Ou estude os filósofos nos quais ele se baseou, nos meus cursos sobre Platão e Aristóteles.
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Com a média de 3 aulas por semana, você conclui este curso em cerca de 7 meses.
1. O curso ensina como ler a Suma Teológica de Tomás de Aquino, explicitando o método dialético e analógico que a caracteriza.
2. Ele apresenta o contexto histórico e cultural de Aquino, um dos filósofos mais influentes da civilização ocidental.
3. Os módulos são didáticos e permitem a compreensão gradativa e expansiva na cultura e filosofia clássica e cristã.
4. O professor tem didática, articulação e erudição, com ampla experiência profissional como acadêmico, pesquisador e escritor.
5. Tenha a experiência de imersão em sala de aula com o Prof. Victor Sales Pinheiro, já que os vídeos foram gravados ao vivo, com diálogo espontâneo com os alunos, com o calor das perguntas e da espontaneidade do professor.
6. A linguagem do curso é acessível, objetiva e clara, sem complicações, abstrações e vaguezas.
7. Permite a continuidade do estudo com o curso do Dialético Introdução à Filosofia.
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I. Metafísica
- Introdução ao autor e à obra
- Continuação
- Continuação
- Metodologia: Teologia como ciência (I, q. 1, a. 1-4))
- Continuação
- A existência de Deus (I, q.2)
- A existência de Deus (I, q.2, a.1-3)
- A essência de Deus (I, q. 3-26)
- Teodiceia e o problema do mal (I. q.2, art.3, 1ª obj.)
- A distinção das coisas e a causa do mal (I, q. 48-49)
- O bem em geral e a bondade de Deus em particular (I, q. 5-6)
- Continuação
- Continuação
- A simplicidade de Deus (I, q. 3)
- A infinidade de Deus (I, q. 7)
- A existência de Deus nas coisas. Teísmo, panteísmo e deísmo (I. q. 8)
- A imutabilidade e a eternidade (I, q. 9-10)
- A unidade de Deus (I, q. 11)
- Como conhecemos Deus (I, q. 12)
- Continuação
- Os nomes divinos (I, q. 13)
- Continuação
- A ciência de Deus (I, q. 14)
- Cont. As ideias (I, q. 14-15)
- A verdade e a falsidade (I, q. 16-17)
- A falsidade (I, q. 17)
- A vontade de Deus (I, q 19)
- O amor, a justiça e a misericórdia de Deus (I, 1. 20-21)
- A providência e a predestinação de Deus (I, q. 22-23)
- A potência e a bem-aventurança de Deus (I, q. 25-26)
- Cosmologia: A processão das criaturas a partir de Deus (I, q. 44)
- O modo como as coisas emanam do primeiro princípio (I, q. 45)
- A questão do tempo (I, q. 46)
- A diferenciação entre as coisas. A Providência (I, q. 47, 103-105)
II. Antropologia
- Introdução à concepção tomista de pessoa humana
- Continuação
- A criação da criatura corporal (I. q. 65)
- A pessoa humana, composta de substância espiritual e corporal (I, q. 75, a. 3-7)
- A união da alma e do corpo (I, q. 76)
- As potências da alma em geral (I, q. 77)
- Continuação
- As potências da alma em particular (I, q. 78)
- As potências intelectivas (I, q. 79, a. 1-3)
- Cont. Intelecto agente, memória, razão e inteligência (I, q. 79, a. 3-13)
- Cont. A sindérese e a consciência (I, q. 79, a. 12-12)
III. Epistemologia
- Introdução: Teologia, antropologia e epistemologia
- Como a alma, unida ao corpo, conhece as coisas corporais inferiores (I, q. 84)
- Continuação
- Continuação
- Continuação (I, q. 84, a. 6-7)
- O modo e a ordem de conhecer (I, q. 85)
- O conhecimento do que está acima da alma (I, q. 88)
- O conhecimento da alma separada (I, q. 89)
IV. Ética
- Ética, felicidade e racionalidade (I-II, q. 1, a. 1-2)
- A finalidade última da ação humana (I-II, q. 1, a. 3)
- Cont. Contexto da ética clássica.
- Em que consiste a bem-aventurança humana (I-II, q. 2)
- Cont. Bem-aventurança como união com a essência de Deus (I-II, q. 3, a. 8)
- Condição e aquisição da bem-aventurança (I-II, q. 4-5)
- Vontade (I-II, q. 6-13)
- Cont. Intenção e deliberação (I-II, q. 9, 13)
- Qualificação moral de atos bons e maus (I-II, q. 18-21)
- AS paixões da alma (I-II, q. 22-48)
- O amor (I-II, q. 26-29)
V. Virtudes
- Os hábitos em geral quanto à sua substância. (I-II, q. 49)
- Virtudes intelectuais e morais (I-II, q. 58)
- Virtudes morais e paixão. Distinção entre as virtudes entre si (I-II, q. 59-60)
- As virtudes cardeais e teologais (I-II, q. 61-62)
- A causa das virtude (I-II, q. 63)
- Dons, bem-aventuranças e frutos do Espírito Santo (I-II, q. 68, a. 4; q. 69, a. 3; q. 70, a. 3)
VI. Virtudes particulares
- Prudência (II-II, q. 47-56)
- Temperança (II-II, q- 141-170)
- Cont. Casos particulares da temperança
- Fortaleza (II-II, q. 123-140)
- Justiça e o direito (II-II, q. 57)
- Cont. As partes da justiça (I-II, q.58)
- Fé (II-II, q. 1-16)
- Esperança (II-II, q. 17-22)
- Caridade (II-II, q. 23-46)
- Os sete pecados capitais
VII. Lei
- Essência da lei (I-II, q. 90, a. 1)
- Bem comum (I-II, q. 90, a. 2)
- Diversidade e analogia das leis (I-II, q. 91)
- Cont. Lei eterna (I-II, q. 91, a. 4-6; q. 93)
- Lei eterna (I-II, q. 93)
- Lei natural (I-II, q. 94)
- Continuação
- Lei natural e humana (I-II, q. 94-95)