Cursos Presenciais

Os cursos presenciais são comentários de obras referencias da Filosofia clássica, como as de Platão, Aristóteles, Agostinho, Tomás de Aquino, Dante e Shakespeare, privilegiando o diálogo com os alunos e a recepção dessas obras ao longo da história da Filosofia e da Cultura.


A Divina Comédia de Dante Alighieri
Articulando ética, política e religião, Dante delineou a síntese da Civilização Católica em versos eternos, cuja leitura edifica qualquer leitor, em qualquer tempo.

Valor da mensalidade: R$ 350,00 Comprar




MÓDULO

A Divina Comédia de Dante Alighieri

Articulando ética, política e religião, Dante delineou a síntese da Civilização Católica em versos eternos, cuja leitura edifica qualquer leitor, em qualquer tempo.

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Inscrições: encerradas (Em breve, haverá três Módulos - Inferno, Purgatório e Paraíso - do Curso online de Clássicos sobre esta obra)

Período: agosto.2015 a dezembro.2016

Dia e hora: terças,das 20h às 22h.

Local: Av. Gentil Bittencourt, n. 46, ap. 300, entre Presidente Pernambuco e Serzedelo Corrêa. Edifício Palais La Rochelle. Belém-Pará.

Justificativa: Um dos principais cânones literários do Ocidente, a Divina Comédia de Dante Alighieri é uma das mais extraordinárias composições do espírito humano, que consolida a transição cristã da poesia clássica de Homero e Virgílio para a poesia moderna de Shakespeare e Goethe. Este curso visa à compreensão da riqueza estética e da profundidade teológica e filosófica da Divina Comédia, composta de 100 cantos, divididos na trilogia do Inferno, Purgatório e Paraíso, em que o caminho de conversão e salvação de Dante registra uma das mais completas e penetrantes investigações da alma e da sociedade humana. Articulando ética, política e religião, Dante delineou a síntese da Civilização Católica em versos eternos, cuja leitura edifica qualquer leitor, em qualquer tempo.

Método: leitura comentada de cantos da Divina Comédia, contextualizando as questões morais, políticas, filosóficas e teológicas que eles apresentam.

Programa:

I. Contextualização histórica, política, literária, filosófica e teológica. Arte: mimesis e cartase. Ascese e conversão. Exílio e Páscoa. O método confessional e analógico. Alegoria. Escatologia e Teologia Moral. Arquitetura escolástica e trinitária da obra. 

II. Inferno

III. Purgatório

IV. Paraíso

          V. A herança de Dante

Edições utilizadas:

DANTE ALIGHIERI. Divina comédia. Desenhos de Sandro Botticelli. Tradução e notas João Trentino Ziller. Apresentação e notas de leitura João Adolfo Hansen. Notas à Comédia de Botticelli Henrique P. Xavier. Ed. Bilíngüe. São Paulo: Ateliê Editorial; Ed.Unicamp 2011. 

____. Divina comédia. Tradução, introdução e notas de Cristiano Martins. Com 136 desenhos  de Gustave Doré. 8ª ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 2006. 

____.  Divina comédia. Ed. Bilíngüe. Introdução, tradução e notas Vasco Graça Moura. São Paulo:Landmark, 2005.

____.  Divina comédia. 3 volumes: Inferno, Purgatório e Paraíso. Ed. Bilíngüe.Tradução e notas de Ítalo Eugenio Mauro. São Paulo: Ed. 34, 1998.  

Dante; Shakespeare; Sheridan; Goethe. Retrato do amor quando jovem. Projeto e tradução Décio Pignatari. São Paulo: Cia das Letras, 2006.

http://digitaldante.columbia.edu

Bibliografia:

Fontes de Dante:

Bíblia de Jerusalém. São Paulo: Paulus.

Santo Agostinho. Confissões. São Paulo: Paulus.

Santo Tomás de Aquino. Suma Teológica. São Paulo: Loyola.

São Boaventura. The Soul’s Journey to God; The Tree of Life; The Life of St. Francis. Mahwah: Paulist Press, 1978.

Virgílio. Eneida. Tradução Carlos Alberto Nunes. São Paulo Ed. 34.

Ovídio. Metamorfoses. São Paulo: Hedra.

Platão: República, Fédon e Górgias. Tradução Carlos Alberto Nunes. Belém: Ed. UFPA.

Aristóteles. Ética a Nicômaco. Tradução e notas Edson Bini. São Paulo: Edipro.

Homero. Ilíada e Odisseia. Tradução Carlos Alberto Nunes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

Comentadores:

Dantologia

W. Cook; R. Herzman. Dante’s Divine Comedy. Course Guidebook. The Great Courses, 2001.

R. Royal, Dante Alighieri: Divine Comedy, Divine Spirituality. New York: Crossroad, 1999.

J. Freccero. Dante: The Poetic of Conversion. Ed. R. Jacoff. Cambridge: Harvard University Press, 1988.

R. Jacoff (ed.) The Cambridge Companion to Dante. Cambridge: Cambridge University Press, 1993.  

E.Gilson. Dante et la philosophie. Paris, Vrin, Î939.

Literatura

O.M. Carpeaux. História da literatura ocidental. Vol. 1. Brasília: Senado Federal.

____. Ensaios reunidos. 1946-1971. Vol. II. Prefácio Ivan Junqueira. Rio de Janeiro: Topbooks; Univercidade, 2005.  

E. R. Curtius. Literatura européia e idade média latina. São Paulo: Ed.USP.

N. Frye. Anatomia da crítica. Quatro ensaios. São Paulo: É Realizações.

E. Auerbach. Mimesis. A representação da realidade na literatura ocidental. São Paulo: Perspectiva.

____. Ensaios de literatura ocidental. São Paulo: Ed. 34. 

____. Figura. São Paulo: Ática.

____. Dante, poeta do mundo secular. Rio de Janeiro: Topbooks.

A. Bloom. O cânone ocidental. Os livros e a escola do tempo. Rio de Janeiro: Objetiva.

Filosofia

R. Girard. Mentira romântica e verdade romanesca. São Paulo: É Realizações.

____. ‘De A Divina Comédia à sociologia do romance’, In: A conversão da arte. São Paulo: É Realizações.

____.  ‘A conversão romanesca: do herói ao escritor’. In: A crítica do subsolo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.   

G. K. Chesterton. Santo Tomás de Aquino; São Francisco de Assis. Rio de Janeiro: Ediouro.

_____. Ortodoxia. São Paulo: Ecclesiae.

E. Panofsky. Arquitetura gótica e escolástica. São Paulo: Martins Fontes.

J. Brachtendorf. Confissões de Agostinho. São Paulo: Loyola.

E. Gilson. Introdução ao estudo de Santo Agostinho. São Paulo: Paulus; Discurso, 2006.  

____. El Tomismo: Introduccion a la Filosofia de Santo Tomas de Aquino. Saragoça: Ediciones Universidad Navarra

____. Espírito da filosofia medieval. São Paulo: Martins Fontes.

____. História da filosofia medieval. São Paulo: Martins Fontes.

História

T. Woods Jr. Como a Igreja Católica Construiu a Civilização Ocidental. São Paulo: Quadrante.

D. Rops. I. A Igreja dos Apóstolos e dos Mártires. São Paulo: Quadrante.

_______. II. A Igreja dos tempos bárbaros.. São Paulo: Quadrante.

_______. III . A Igreja das catedrais e das cruzadas. São Paulo: Quadrante.

W. Cook; R. Herzman. The medieval World View. New York: Oxford University Press.

H. Maginnis. Painting in the age of Giotto: a historical reevaluation. State College: The Pennsylvania State University.

E. Voegelin. História das idéias políticas. Vol. III: Idade média tardia. São Paulo: É Realizações. 

 

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