Cursos Presenciais

Os cursos presenciais são comentários de obras referencias da Filosofia clássica, como as de Platão, Aristóteles, Agostinho, Tomás de Aquino, Dante e Shakespeare, privilegiando o diálogo com os alunos e a recepção dessas obras ao longo da história da Filosofia e da Cultura.


Curso Online: Suma Teológica de Tomás de Aquino - Módulo Antropologia, Psicologia, Epistemologia e Ética
Investigação filosófica e teológica sobre a natureza humana, seu modo de conhecer, sentir e agir.

Valor da mensalidade: R$ 370,00 Comprar




MÓDULO

Curso Online: Suma Teológica de Tomás de Aquino - Módulo Antropologia, Psicologia, Epistemologia e Ética

Investigação filosófica e teológica sobre a natureza humana, seu modo de conhecer, sentir e agir.

6 AULAS


 

Curso Presencial e Online: Suma Teológica de Tomás de Aquino - Módulo Antropologia, Psicologia, Epistemologia e Ética

Mensalidade: R$370,00 (não há taxa de matrícula) 

Inscrições: abertas (vagas limitadas).

Para se inscrever, cadastre-se no site e compre esse curso no item acima, ao lado do valor do investimento. Como não há matrícula, o primeiro pagamento corresponde à mensalidade do mês atual. Você receberá um email confirmando a sua matrícula e o pagamento da primeira mensalidade.

Para os alunos de fora de Belém, é possível assistir ao curso pelo Google HangOut, sendo o procedimento o mesmo do indicado acima. Todavia, o aluno deve responder ao email de confirmação avisando esse fato. O link do HangOut será disponibilizado no grupo de WhatsApp do curso. 

Para todos os alunos inscritos no curso, serão disponibilizados os vídeos e os áudios da aula, nesta página.

Baixe aqui o Termo de Ciência e Concordância. 

Período: 3.outubro.2017 a março.2018 (6 meses)

Dia e hora: terças,das 20h às 22h.

Local: Edifício Palais La Rochelle. Av. Gentil Bittencourt, n. 46, ap. 300, entre Presidente Pernambuco e Serzedelo Correa. Bairro: Batista Campos. Belém-Pará.

Justificativa: A Suma Teológica é um dos livros mais completos e profundos da nossa cultura filosófica e teológica. Seu mérito consiste, sobretudo, na síntese da filosofia de Aristóteles com a revelação cristã, em consonância com a exploração patrística de Agostinho de Hipona. Ademais, a organização intelectual desta obra permite uma iniciação ao mesmo tempo didática e profunda de todas as questões centrais da Filosofia: a Epistemologia (teoria do conhecimento), a Metafísica (Teologia natural), a Filosofia da religião (Cosmologia), a Antropologia (teoria do homem), a Psicologia (teoria da alma), a Ética (teoria das virtudes), a Política (teoria do Estado) e a Estética (teoria da arte e da beleza).  Por fim, o método analógico desenvolvido por Aquino é uma forma arguta e válida de pensamento dialético. A proposta é de iniciação à filosofia cristã, não pressupondo conhecimento prévio de qualquer natureza, seja bíblico-teológico, seja histórico-filosófico.

Este módulo compreende Antropologia, Psicologia, Epistemologia e Ética.

Para assistir às 34 aulas de Metafísica, Teologia Natural e Cosmologia, clique aqui.

Método: Leitura comentada de questões selecionadas da Suma Teológica, baseada, predominantemente, na obra A Summa of the Summa, de Peter Kreeft.

Programa:

I. Antropologia: corpo e alma

II. Epistemologia

III. Psicologia

IV. Ética

1. Felicidade

2. Vontade

3. Bem e mal

4. Amor

5. Virtudes

6. Vícios

7. Lei

8. Justiça e Direito

 

Bibliografia:

AGOSTINHO, Santo. Confissões. São Paulo: Paulus.

AQUINO, Tomás de. Suma Teológica. 9 volumes. Edição Bilíngue. São Paulo: Ed. Loyola.  

            ______. Suma teológica. 5 volumes. Trad. Alexandre Correa. São Paulo: Ecclesiae, 2016.  

_____. A Summa of the Summa. Edited and annotated by Peter Kreeft. San Francisco: Ignatius Press.

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Tradução e notas Edson Bini. São Paulo: Edipro.

BARRERA, Jorge Martínez. A política em Aristóteles e Santo Tomás. Rio de Janeiro: Sétimo Selo.

BATIST, M. Nascimento da lei moderna. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

DANTE ALIGHIERI. Divina comédia. Tradução, introdução e notas de Cristiano Martins. Com 136 desenhos  de Gustave Doré. 8ª ed. Belo Horizonte: Itatiaia.

CHESTERTON, G. K.. Santo Tomás de Aquino; São Francisco de Assis. São Paulo: Ecclesiae.

COOK, W.; HERZMAN, R. The medieval World View. New York: Oxford University Press.

DAVIES, Brian; STUMP, Eleonore. Oxford Handbook of Aquinas. Oxford: Oxford: Oxford University Press.

FINNIS, Aquinas. Moral, political and legal theory. Oxford: Oxford University Press, 1998.

_____. ‘Filosofia Moral, Política e Jurídica em Tomás de Aquino’. In: Direito Natural em Tomás de Aquino. Sua reinserção no contexto do juspositivismo analítico. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editora, 2007. (2005 e 2007)

GARDEIL, Henri-Domonique. Iniciação à filosofia Sto Tomás de Aquino. São Paulo: Paulus.   

GEORGE, R. P. Making man moral – Civil liberties and public morality. Oxford: Clarendon Press, 1993.

GILSON, Etienne. El Tomismo: Introduccion a la Filosofia de Santo Tomas de Aquino. Saragoça: Ediciones Universidad Navarra

____. Espírito da filosofia medieval. São Paulo: Martins Fontes.

____. História da filosofia medieval. São Paulo: Martins Fontes.

____. Introdução às artes do belo. São Paulo: É Realizações.

LEFEBVRE, Mos. Marcel. A vida espiritual segundo São Tomás de Aquino na Suma teológica. Niterói: Ed. Permanência.

KRETZMANN, Norman; STUMP, Eleonore. Cambridge Companion to Aquinas. Cambridge: Cambridge University Press.

MACINTYRE, Alasdair. Justiça de quem? Qual racionalidade. São Paulo: Loyola.

______. Three rival versions of moral enquiry. The Gifford Lectures. University of Notre Dame Press.

_____. God, Philosophy, Universities. A selective history of catholic philosophical tradition. New York: Rowman and Littlefield Publishers.

PANOFSKY, Erwin. Arquitetura gótica e escolástica. São Paulo: Martins Fontes.

PLATÃO: RepúblicaFédon e Górgias. Tradução Carlos Alberto Nunes. Belém: Ed. UFPA.

ROPS, Daniel. A Igreja das catedrais e das cruzadas. História da Igreja Vol. III. São Paulo: Quadrante.

SERTILLANGES, A vida intelectual. São Paulo: É Realizações.

VILLEY, M. A formação do pensamento jurídico moderno. São Paulo: Martins Fontes.

______. Questões de Aquino sobre Direito e Política. São Paulo: Martins Fontes.

WOODS Jr., T. Como a Igreja Católica Construiu a Civilização Ocidental. São Paulo: Quadrante.

 

Aula 1. Introdução ao Módulo de Antropologia (corpo e alma), Epistemologia (sentidos e inteligência) e Ética (vontade e intelecto)


Aula 1. Introdução ao Módulo de Antropologia (corpo e alma), Epistemologia (sentidos e inteligência) e Ética (vontade e intelecto)

Aula 2. Intelecto e vontade (amor). Patrística e Escolástica. Influência de Aristóteles.


Aula 2. Intelecto e vontade (amor). Patrística e Escolástica. Influência de Aristóteles.

Aula 3. Criação da criatura corporal. Os erros dualistas (heresia gnóstica). A imaterialidade e a subsistência da alma (q. 65 e 75, a.1-2)


Aula 3. Criação da criatura corporal. Os erros dualistas (heresia gnóstica). A imaterialidade e a subsistência da alma (q. 65 e 75, a.1-2)

Aula 4. Subsistência e incorruptibilidade da alma. Princípio de individuação. Matéria e forma. (q. 75, a. 3-6)


Aula 4. Subsistência e incorruptibilidade da alma. Princípio de individuação. Matéria e forma. (q. 75, a. 3-6)

Aula 5. A unidade substancial alma e corpo. Forma intelectiva e matéria. Dualismo averroísta e platonista (q. 75, a.7; q.76, a. 1-3)


Aula 5. A unidade substancial alma e corpo. Forma intelectiva e matéria. Dualismo averroísta e platonista (q. 75, a.7; q.76, a. 1-3)

Aula 6. As potências da alma em geral (q. 77, a.1-4)


Aula 6. As potências da alma em geral (q. 77, a.1-4)

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