Curso online de Filosofia

O Curso de Filosofia explora as principais questões da reflexão filosófica, sua origem em Platão e sua neutralização com Nietzsche, com diferentes metodologias de contextualização e interpretação de autores, comentadores, obras, temas e períodos históricos, tendo como marco a tradição clássica de Platão, Aristóteles, Agostinho e Tomás de Aquino.


Epistemologia de Tomás de Aquino
Investigação filosófica sobre o conhecimento humano.

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MÓDULO

Epistemologia de Tomás de Aquino

Investigação filosófica sobre o conhecimento humano.

8 AULAS


 

Curso completo de 8 aulas.

Justificativa: A Suma Teológica é um dos livros mais completos e profundos da nossa cultura filosófica e teológica. Seu mérito consiste, sobretudo, na síntese da filosofia de Aristóteles com a revelação cristã, em consonância com a exploração patrística de Agostinho de Hipona. Ademais, a organização intelectual desta obra permite uma iniciação ao mesmo tempo didática e profunda de todas as questões centrais da Filosofia: a Epistemologia (teoria do conhecimento), a Metafísica (Teologia natural), a Filosofia da religião (Cosmologia), a Antropologia (teoria do homem), a Psicologia (teoria da alma), a Ética (teoria das virtudes), a Política (teoria do Estado) e a Estética (teoria da arte e da beleza).  Por fim, o método analógico desenvolvido por Aquino é uma forma arguta e válida de pensamento dialético. A proposta é de iniciação à filosofia cristã, não pressupondo conhecimento prévio de qualquer natureza, seja bíblico-teológico, seja histórico-filosófico.

Este módulo compreende a Epistemologia (q. 84 a 89 da Primeira Parte da Suma Teológica de Santo Tomás de Aquino).

Para assistir às 11 aulas de Antropologia e Psicologia, clique aqui

Para assistir às 34 aulas de Metafísica, Teologia Natural e Cosmologia, clique aqui.

Método: Leitura comentada de questões selecionadas da Suma Teológica, baseada, predominantemente, na obra A Summa of the Summa, de Peter Kreeft.

Programação:

Bibliografia:

AGOSTINHO, Santo. Confissões. São Paulo: Paulus.

AQUINO, Tomás de. Suma Teológica. 9 volumes. Edição Bilíngue. São Paulo: Ed. Loyola.  

______. Suma teológica. 5 volumes. Trad. Alexandre Correa. São Paulo: Ecclesiae, 2016.  

_____. A Summa of the Summa. Edited and annotated by Peter Kreeft. San Francisco: Ignatius Press.

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Tradução e notas Edson Bini. São Paulo: Edipro.

BARRERA, Jorge Martínez. A política em Aristóteles e Santo Tomás. Rio de Janeiro: Sétimo Selo.

BATIST, M. Nascimento da lei moderna. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

DANTE ALIGHIERI. Divina comédia. Tradução, introdução e notas de Cristiano Martins. Com 136 desenhos  de Gustave Doré. 8ª ed. Belo Horizonte: Itatiaia.

CHESTERTON, G. K.. Santo Tomás de Aquino; São Francisco de Assis. São Paulo: Ecclesiae.

COOK, W.; HERZMAN, R. The medieval World View. New York: Oxford University Press.

DAVIES, Brian; STUMP, Eleonore. Oxford Handbook of Aquinas. Oxford: Oxford: Oxford University Press.

FINNIS, Aquinas. Moral, political and legal theory. Oxford: Oxford University Press, 1998.

_____. ‘Filosofia Moral, Política e Jurídica em Tomás de Aquino’. In: Direito Natural em Tomás de Aquino. Sua reinserção no contexto do juspositivismo analítico. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editora, 2007. (2005 e 2007)

GARDEIL, Henri-Domonique. Iniciação à filosofia Sto Tomás de Aquino. São Paulo: Paulus.   

GEORGE, R. P. Making man moral – Civil liberties and public morality. Oxford: Clarendon Press, 1993.

GILSON, Etienne. El Tomismo: Introduccion a la Filosofia de Santo Tomas de Aquino. Saragoça: Ediciones Universidad Navarra

____. Espírito da filosofia medieval. São Paulo: Martins Fontes.

____. História da filosofia medieval. São Paulo: Martins Fontes.

____. Introdução às artes do belo. São Paulo: É Realizações.

LEFEBVRE, Mos. Marcel. A vida espiritual segundo São Tomás de Aquino na Suma teológica. Niterói: Ed. Permanência.

KRETZMANN, Norman; STUMP, Eleonore. Cambridge Companion to Aquinas. Cambridge: Cambridge University Press.

MACINTYRE, Alasdair. Justiça de quem? Qual racionalidade. São Paulo: Loyola.

______. Three rival versions of moral enquiry. The Gifford Lectures. University of Notre Dame Press.

_____. God, Philosophy, Universities. A selective history of catholic philosophical tradition. New York: Rowman and Littlefield Publishers.

PANOFSKY, Erwin. Arquitetura gótica e escolástica. São Paulo: Martins Fontes.

PLATÃO: RepúblicaFédon e Górgias. Tradução Carlos Alberto Nunes. Belém: Ed. UFPA.

ROPS, Daniel. A Igreja das catedrais e das cruzadas. História da Igreja Vol. III. São Paulo: Quadrante.

SERTILLANGES, A vida intelectual. São Paulo: É Realizações.

VILLEY, M. A formação do pensamento jurídico moderno. São Paulo: Martins Fontes.

______. Questões de Aquino sobre Direito e Política. São Paulo: Martins Fontes.

WOODS Jr., T. Como a Igreja Católica Construiu a Civilização Ocidental. São Paulo: Quadrante.

 

 

Aula 1. Introdução à Epistemologia (q. 84) e revisão da Antropologia da vontade e livre-arbítrio (q. 83)


Aula 1. Introdução à Epistemologia (q. 84) e revisão da Antropologia da vontade e livre-arbítrio (q. 83)

Aula 2. O conhecimento da alma, unida ao corpo, de coisas inferiores. Precepção sensível e abstração intelectual (q. 84)


Aula 2. O conhecimento da alma, unida ao corpo, de coisas inferiores. Precepção sensível e abstração intelectual (q. 84)

Aula 3. Conhecimento da matéria pelo intelecto (abstração das formas). Ideias separadas na mente divina. Articulação de Platão, Agostinho e Aristóteles. (q. 84, a. 1-5)


Aula 3. Conhecimento da matéria pelo intelecto (abstração das formas). Ideias separadas na mente divina. Articulação de Platão, Agostinho e Aristóteles. (q. 84, a. 1-5)

Aula 4. Conhecimento da alma de coisas inferiores pelo intelecto (abstração). Ideias e razões eternas.


Aula 4. Conhecimento da alma de coisas inferiores pelo intelecto (abstração). Ideias e razões eternas.

Aula 5. Conhecimento intelectual e percepção sensível. Representações imaginárias e abstração. (Q. 84, art. 6-8; 85, art. 1)


Aula 5. Conhecimento intelectual e percepção sensível. Representações imaginárias e abstração. (Q. 84, art. 6-8; 85, art. 1)

Aula 6. Modo e objeto do conhecimento intelectual das coisas materiais. Espécies inteligíveis e conceitos. Autoconhecimento da alma. (q. 84-87)


Aula 6. Modo e objeto do conhecimento intelectual das coisas materiais. Espécies inteligíveis e conceitos. Autoconhecimento da alma. (q. 84-87)

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