EDIçÕES DIALÉTICO

INÍCIO > EDIÇÕES > Congresso Benedito Nunes, Pensador Brasileiro

EDIÇÕES

DIALÉTICO

EDIçÃO

Congresso Benedito Nunes, Pensador Brasileiro

Reunião de professores de todo Brasil para analisar a obra de Benedito Nunes, por ocasião dos seus 80 anos.

Programação do congresso “Benedito Nunes, pensador brasileiro”

Realização: CCFC - Centro de Cultura e Formação Cristã

Coordenação: Victor Sales Pinheiro

Local: Auditório David Muffarej da UNAMA – Universidade da Amazônia 

Datas: 25, 26 e 27 de novembro (quarta, quinta e sexta) de 2009

 

Apresentação:

No mês em que se comemoram os 80 anos do filósofo Benedito Nunes, um dos mais importantes intelectuais brasileiros, este congresso visa apresentar e debater a sua obra, tanto no âmbito da crítica literária quanto no da reflexão filosófica, dado que a melhor maneira de se homenagear um pensador é o estudo das suas idéias. Professores de diversas procedências, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belém, são convidados a pensar o fecundo legado do grande crítico paraense.

Três objetivos centrais inspiram a realização deste evento:

1) Provocar o debate em torno da obra de Benedito Nunes, explorando-lhe a densidade intelectual e localizando-a no contexto da cultura letrada brasileira. Este objetivo é almejado, sobretudo, nas cinco palestras do evento.

2) Apresentar criticamente a obra de Benedito Nunes, relacionando as diversas temáticas que aborda e, principalmente, demonstrando de que modo promoveu a aproximação da literatura e filosofia. Este escopo motiva, principalmente, os dois cursos do congresso.

3) Entender como o próprio Benedito Nunes avalia a sua trajetória intelectual, a dimensão de sua obra e a maneira como a desenvolveu.

Três importantes lançamentos marcam o congresso: o livro em homenagem a Benedito Nunes, O pensamento poético, que reúne uma parcela bastante representativa da intelectualidade brasileira, da crítica literária e da reflexão filosófica, contando com mais de cinqüenta autores, dentre os quais os palestrantes do evento; a edição especial da revista Asas da Palavras, do departamento de letras da UNAMA, dedicada a Benedito Nunes; e a terceira edição de um dos livros clássicos do nosso ensaísmo nacional, O dorso do tigre, de Benedito Nunes.

 

Programação: 

 

25 de Novembro, quarta-feira

- 15:00 às 16:30 – Curso de teoria literária "A crítica de Benedito Nunes", com Jucimara Tarricone (Estácio, SP)

Aula 1: O intérprete hermenêutico: fundamentos do método crítico

 

- 16:45 às 18:15 – Curso de filosofia “Passagem para o poético: filosofia e poesia em Heidegger, de Benedito Nunes", com Marco Antonio Casanova (UERJ)

Aula 1: A caminho de Ser e tempo: fenomenologia e dasein

 

- 18:15 – Lançamento do livro Pensamento poético – homenagem a Benedito Nunes (Organizadores Victor Sales Pinheiro e Luiz Costa Lima. Editora Azougue)

Sessão de palestras I: Benedito Nunes e a prosa moderna brasileira: Guimarães Rosa e Clarice Lispector.

 

- 19:00 às 20:15  – Palestra de Silvio Holanda (UFPA)

“Guimarães Rosa e Benedito Nunes em clave hermenêutica”

 

- 20:30 às 21:45 – Palestra de Nádia Gotlib (USP)

“Perto de Clarice Lispector – o leitor Benedito Nunes

 

26 de Novembro, quinta-feira

- 15:00 às 16:30 – Curso de teoria literária "A crítica de Benedito Nunes", com Jucimara Tarricone (Estácio, SP)

Aula 2: O diálogo crítico: historiografia literária e crítica nacional

 

- 16:45 às 18:15 – Curso de filosofia “Passagem para o poético: filosofia e poesia em Heidegger, de Benedito Nunes", com Marco Antonio Casanova (UERJ)

Aula 2: Do ser ao tempo: angústia, liberdade, cuidado, temporalidade e historicidade

 

- 18:15 – Lançamento da Revista Asas da Palavra n. 25 – edição comemorativa a Benedito Nunes (Organizadores Victor Sales Pinheiro e Célia Jacob. Editora UNAMA)

 

Sessão de palestras II: Benedito Nunes, leitor de poetas brasileiros: João Cabral de Melo Neto e Mário Faustino

 

- 19:00 às 20:15  – Palestra de Adalberto Müller (UFF)

“João Cabral e Benedito Nunes: um diálogo entre poesia e crítica”

 

- 20:30 às 21:45 – Palestra de Lilia Chaves (UFPA)

“Benedito Nunes e Mário Faustino: o filósofo e o poeta”

 

27 de Novembro, sexta-feira

- 15:00 às 16:30 – Curso de teoria literária "A crítica de Benedito Nunes", com Jucimara Tarricone (Estácio, SP)

Aula 3: A construção da linguagem crítica: o conceitual e o metafórico

 

- 16:45 às 18:15 – Curso de filosofia “Passagem para o poético: filosofia e poesia em Heidegger, de Benedito Nunes", com Marco Antonio Casanova (UERJ)

Aula 3: Do tempo ao ser: a essência da verdade, niilismo, poesia e pensamento.

 

Sessão de palestras III: O pensamento filosófico de Benedito Nunes.

 

- 19:00 às 20:00– Palestra de Marco Antonio Casanova (UERJ)

“Poesia e pensamento entre Martin Heidegger e Benedito Nunes”

 

- 20:00 às 21:00 – Conferência magna de Benedito Nunes (UFPA)

“Meu Caminho na crítica

 

21:00 – Coquetel de encerramento, lançamento do livro O dorso do tigre, de Benedito Nunes (3ª edição. Editora 34)

 

Sobre os palestrantes:

Jucimara Tarricone é professora de letras na Faculdade Estácio, de São Paulo. Doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP (Universidade de São Paulo), com a tese “Hermenêutica e crítica: o pensamento de Benedito Nunes”, a ser publicada pela EDUSP.

Marco Antonio Casanova é professor de filosofia UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro). Doutor em filosofia pela Universidade de Freiburg, na Alemanha. Notabilizou-se pelos diversos estudos e traduções de Heidegger e Nietzsche.

Silvio Holanda é professor de letras da UFPA (Universidade Federal do Pará), onde coordena o curso de mestrado. Doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo e pós-doutor em Estudos Românicos pela Universidade de Lisboa.

Nádia Gotlib é livre-docente da USP (Universidade de São Paulo). Autora, dentre outros livros, de Clarice: Uma Vida que se Conta (Ática, 1995) e Clarice – Fotobiografia (IMESP, 2009).

Adalberto Müller (UFF) é professor de letras na UFF (Universidade Federal Fluminense). Doutor em Letras pela USP (Universidade de São Paulo) e pós-doutor na Universidade de Münster, na Alemanha. É professor visitante de Cinema da Université Lumière, em Lyon, na França. Tradutor e ensaísta, organizou e prefaciou João Cabral: a máquina do poema (Ed.UNB, 2007), de Benedito Nunes. 

Lilia Chaves é professora de letras da UFPA (Universidade Federal do Pará). Doutora em Estudos Literários pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Autora de Mário Faustino: uma biografia (Secult/Iap/Apl, 2004).

Benedito Nunes é professor emérito da UFPA (Universidade Federal do Pará). Autor de numerosos livros, dentre os quais Introdução à filosofia da arte, Oswald Canibal, O drama da linguagem: uma leitura de Clarice Lispector, Passagem para o poético – poesia e filosofia em Heidegger, No tempo do niilismo e outros ensaios e Crivo de Papel. Em 1987, recebeu o Prêmio Jabuti de estudos literários.

 

Público:

O evento destina-se a todos os interessados na cultura brasileira, sua literatura, história e intelectualidade, aos estudiosos e apreciadores de literatura, filosofia e ciências humanas em geral, juristas, sociólogos, historiadores, jornalistas, publicitários e artistas.

 



EXTRA: GALERIA DE IMAGENS

© 2017 - Todos os direitos reservados para - Portal Dialético - desenvolvido por jungle