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TESE DE DOUTORADO: Idea e Aletheia - A confrontação de Heidegger com Platão

A noção de ideia implica uma transição epocal no sentido filosófico da verdade, considerada não mais como aletheia, mas como correspondência do pensamento à ideia, à entidade dos entes.

Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Orientador: Prof. Dr. Marco Antonio Casanova

Ano da defesa: 2013

Banca examinadora:

Prof. Dr. Marco Antonio Casanova (orientador) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UERJ

Prof. Dr. Alexandre Marques Cabral - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UERJ

Profª. Dra.Izabela Bocayuva - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UERJ

Prof. Dr. Alexandre Costa - Instituto de Ciências Humanas e Filosofia da UFF

Prof. Dr.Luiz Rohden - Faculdade de Filosofia da UNISINOS

Resumo: O objetivo desta tese é analisar a confrontação de Heidegger com Platão, no que concerne às duas palavras fundamentais da metafísica platônica, idea e aletheia. O primeiro capítulo estuda o horizonte hermenêutico em que ocorre essa confrontação, no contexto da segunda fase da obra de Heidegger, após a viragem (Kehre) do seu pensamento: uma meditação histórico-ontológica capaz de saltar para o impensado do outro início, ao destruir a história da ontologia baseada na metafísica da idea, que constitui o primeiro início. O segundo capítulo concentra-se no conceito de idea, nos seus múltiplos aspectos: metafísico, ontológico, teológico, eidético, ótico, apriorístico e dualista. A noção de ideia implica uma transição epocal no sentido filosófico da verdade, considerada não mais como aletheia, mas como correspondência do pensamento à ideia, à entidade dos entes. Esse é o objeto do terceiro capítulo, que relaciona o acontecimento apropriativo do ser (Ereignis) à verdade histórico-ontológica da physis e à verdade metafísica da ideia.

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Download da Tese de Doutorado.

Idea e Aletheia - A confrontação de Heidegger com Platão

Victor Sales Pinheiro

Sumário:

INTRODUÇÃO

 

1.    CONFRONTAÇÃO HISTÓRICA COM O PRIMEIRO INÍCIO

1.1. Confrontação com a coisa do pensamento

1.2.Metafísica como platonismo: a dominância entificante da pergunta diretriz

1.3. Destruição da história da ontologia

1.4.Viragem ao pensamento histórico

1.5. Meditação histórica do seer

1.6. Passo de volta e epoché do seer

1.7. Salto ao outro início

1.8. Andenken e Vordenken: o impensado a ser pensado

 

2.    IDEA

2.1. Ser como idea

2.2. O sentido eidético da idea

2.3. O sentido ótico da idea

2.4. Idea e chorismos: a cisão entre ser e aparência

2.5. A idea como a priori

2.6. A ideia do bem: teleologia e ontologia

2.7. A ideiado bem e a onto-teo-logia metafísica

2.8. A dimensão deveniente, valorativa e niilista da metafísica

 

3.    ALETHEIA

3.1. O arco reflexivo sobre a verdade

3.2. Aletheia e logos: velamento sofístico e desvelamento dialético

3.3. Da homoiosis (adequatio) à aletheia

3.4. A coerção da liberdade: a verdade das sombras

3.5. A consecução filosófica da liberdade humana

3.6. ‘A teoria platônica da verdade’:a metafísica humanista da paideia ocidental

3.7. História essencial da verdade do seer: o dizer mítico da lethe

3.8. Aletheia e Lethe; Physis e Ereignis

 

CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS 








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