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PALESTRA

O amor e o sentido da vida (sobre o filme A felicidade não se compra, de F. Capra)

Reflexão sobre a essência do amor cristão a partir de uma obra-prima do cinema.

 

1. Cineasta: Frank Capra    

1.1. Biografia (1897-1991)

1.2. Filmografia (1926-1961)

1.3. Gênero híbrido: drama familiar e comédia romântica

1.4. Contexto histórico

1.5. Sucesso imediato e permanente

        

2. Filme: A felicidade não se compra (It´s a wonderful life, 1946)

2.1. Gênero cinematográfico híbrido

2.2. Forma poética (Aristóteles)

         2.3. Beleza, Bondade e Verdade

2.4. Enredo

2.5. Personagens: identidade e alteridade 

 

3. Questões filosóficas

1. A ponte: a morte é uma passagem? (Platão)

2. O suicídio e o sentido da vida (Frankl)

3. Intervenção divina do anjo (Mediação ética e religiosa)

4. Mergulho nas águas para salvar Clarence (Batismo)

5. Vocação de serviço (Jesus Cristo)

6. Conversão (Platão e Agostinho)

7. A gratuidade e a maravilha da vida cotidiana (Chesterton)

8. Questão antropológica: indivíduo ou pessoa? (Tomás de Aquino)

9. Os quatro tipos de amor (C.S. Lewis): 1. Afeição (storge); 2. Amizade (philia); 3. Desejo sexual (eros); 4. Caridade (ágape)

10. Cena final: a comunhão dos santos

 

4. Bibliografia

CINEMA

BORDWELL, David; THOMPSON, Kristin. A arte do cinema. Uma introdução. São Paulo: Ed.USP; Unicamp, 2013.

CABRERA, Julio. O cinema pensa. Uma introdução à filosofia através dos filmes. Rio de Janeiro: Rocco, 2006.

EBERT, Roger. A magia do cinema. Rio de Janeiro: Ediouro, 2009.

KING, David A. ‘Frank Capra Films Endure, As He Found His Vocation’. The Georgia Bulletin. The Newspaper of the Catholic Archdiocese of Atlanta, 2010. Artigo disponível em: https://georgiabulletin.org/commentary/2010/12/frank-capra-films-endure-found-vocation/

KUNTZ, Maria Elena de las Carreras. ‘The Catholic Vision of Frank Capra’. Crisis 20, no. 2 (February 2002): 38-43. Artigo disponível em: https://www.catholiceducation.org/en/culture/art/the-catholic-vision-of-frank-capra.html

LOURDEAUX, Italian and Irish Filmmakers in America. Ford, Capra, Coppola e Scorsese. Ed.Temple University.

PESSOA, Patrick; COSTA, Alexandre. A história da filosofia em mais 40 filmes. Rio de Janeiro: Lavoro Produções, 2011-2012.

SCHATZ, Thomas. Hollywood genres: formulas, filmmaking, and the studio system. New York: Random House, 1981. Cap. 6. The Screwball comedy.

SCHERLE, Victor; LEVY, William Turner (ed.). The films of Frank Capra. New Jersey: Citadel Press, 1977.

 

FILOSOFIA

AHLQUIST, Dale. Common Sense 101. Lessons for G.K.Chesterton. San Francisco: Ignatius Press, 2006. (Cap. 2. Wonder. Cap. 17. A Sacramental Understanding.)

CIFUENTES, Rafael Llano. Amor e egoísmo. São Paulo: Quadrante.

CHESTERTON, Gilbert Kail. Ortodoxia. São Paulo: Ecclesiae.

FRANKL, Viktor. Sede de sentido. São Paulo: Quadrante.

LEWIS, C.S. Os quarto amores. São Paulo: Martins Fontes.

______; Cristianismo puro e simples. São Paulo: Martins Fontes.

MERTON, Thomas. Amor e vida. São Paulo: Martins Fontes.

SCHOEPFLIN, Maurizio (org.) O amor segundo os filósofos. São Paulo: EDUSC, 1999.

PIEPER, Joseph. Las virtudes fundamentals. Madrid: Rialp, 2012.

PINHEIRO Victor Sales. ‘A maravilha da vida’. Artigo publicado no Jornal O Liberal de 25/12/2016. Disponível em: www.dialetico.com.br.

________. ‘Maravilhamento e gratidão’. Artigo publicado no Jornal O Liberal de 25/12/2016. Disponível em: www.dialetico.com.br.

________. ‘A conversão de George Bayle’. Artigo publicado no Jornal O Liberal de 17/12/2016. Disponível em: www.dialetico.com.br.

WEIGEL, George, Cartas a um jovem católico. São Paulo: Quadrante. 


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