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Razão e Universidade: fragmentação moderna e unidade católica

Reflexão a partir do filósofo Alasdair MacIntyre, em evento do Centro de Cultura e Formação Cristã e Pastoral Universitária, de 17.set.2016.

 

Evento: Ciclo de Palestras Fé e Razão

Realização: Centro de Cultura e Formação Cristã - Palestra Pastoral Universitária da Arquidiocese de Belém

Local e data: Centro Universitário do Pará, Belém-PA, em 17.set.2016

Professor: Victor Sales Pinheiro

Plano da Palestra: Razão e Universidade: fragmentação moderna e unidade católica

 

1. Introdução

            1.1. Título propõe um contraste entre

1.1. Universidade secular moderna em crise: especialização e fragmentação

1.2. Universidade católica: Deus como princípio da unidade

1.2.1. do mundo (Ontologia),

1.2.2. do conhecimento (Epistemologia)

1.2.3. da vida individual (Ética)

1.2.4. da vida social (Política)

1.2. Autor referencial: Alasdair MacIntyre, um dos principais filósofos contemporâneos

 

2. Fragmentação Moderna: Diagnóstico da Universidade secular moderna

            2.1. Fragmentação do saber – crise epistemológica

            2.2. Crise é tão grave que não percebe que está em crise

            2.3. Perda de uma concepção geral do mundo

            2.4. Cientificização da Filosofia: profissionalização e especialização

            2.6. Utilitarismo, funcionalismo

 

3. Unidade católica

            3.1. A função integrativa da Universidade Católica

            3.2. Necessidade de disciplinas arquitetônicas: Filosofia e Teologia

3.3.  Recuperar a dimensão sapiencial, humanista e ética da Filosofia

3.4. Papel da Teologia

            3.5. Duas direções alternativas para Universidades Católicas

                        3.5.1. Ou se intensificam a Filosofia e a Teologia

                        3.5.2. Ou será mais uma Universidade secular financiada pela Igreja 

            3.6. Responsabilidade acadêmica – vida intelectual

            3.7. Responsabilidade religiosa e pastoral – vida espiritual  

            3.8. Centralidade de Santo Tomás de Aquino:

3.8.1. Encíclia Fides et Ratio de São João Paulo II: “Tomás reconhece que a natureza, objeto próprio da Filosofia, pude contribuir para a compreensão da revelação divina. A fé, portanto, não teme a razão, mas a busca e confia nela. Como a graça pressupõe a natureza e a aperfeiçoa, assim a fé supõe e aperfeiçoa a razão. (...) Com efeito, a fé é de algum modo ‘exercício do pensamento’; a razão do homem não permanece anulada nem se avilta dando consentimento aos conteúdos da fé, que em todo caso se alcançam mediante uma opção libre e consciente.” (n. 43)   

3.8.1. Tradição tomista: diálogo hermenêutico e crítico com o pensamento contemporâneo 

            3.9. Educação integrada e integral (John Henry Newman, sec. XIX)

 

4. Conclusão: decisão e “conversão”

 

5. Bibliografia:

AMAYA, José Manuel Giménez; SANCHEZ-MIGALLÓN, Sergio. Diagnóstico de La Universidad en Alasdair MacIntyre. Génesis y Desarrollo de un Proyecto Antropológico. Madri: Universidad de Navarra, 2011.

BARCELÓ, Rafael Ramis. Derecho natural, historia y razones para actuar. La contribución de Alasdair MacIntyre al pensamento jurídico. Madri: Dykinson, 2012.

LUTZ, Cristopher Stephen. Tradition in the Ethics of Alasdair MacIntyre: Relativism, Thomism, and Philosophy. Lexington Books, 2004.

MACINTYRE, Alasdair. Depois da Virtude: Um Estudo em Teoria Moral. Bauru: EDUSC, 2001.

____. Justiça de Quem? Qual Racionalidade? São Paulo: Loyola, 2010.

____. Three Rival Versions of Moral Enquiry: Encyclopedia, Genealogy and Tradition: Being Gifford Lectures Delivered in the University of Edinburgh in 1988. Notre Dame, Indiana. University of Notre Dame Press. 1990.

____. God, Philosophy, Universities: A Selective History of the Catholic Philosophical Tradition. Rowman & Littlefield Publishers, 2009.

____. The Tasks of Philosophy: Selected Essays, Volume 1. Cambridge. Cambridge University Press, 2006.

____. The Tasks of Philosophy: Selected Essays, Volume 2. Cambridge. Cambridge University Press, 2006.

____. The Aquinas Lecture: First Principles, Final Ends and Contemporary Philosophical Issues. Wisconsin. Marquette University Press, 1990.

____. ‘Catholic Universities. Dangers, Hopes, Choices’, in Higher Learning and Catholic Traditions, Robert E. Sullivan (ed.). Notre Dame: Notre Dame University Press, 2001.

MERONI, Fabrizio. As cidades, as culturas e seus desafios – o CCFC na Amazônia. Bauru: CCFC/EDUSC, 2008.

SERTILLANGES, A.-D. A vida intelectual. São Paulo: É Realizações.

WOODS JR., Thomas. Como a Igreja Católica construiu a Civilização Ocidental. São Paulo, Quadrante.   

 

 

 

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